Olá pessoal, como estou fazendo meu GM do zero, usando Fini, vim ajudar o pessoal do fórum que não sabem usar a Fini.
Este é meu 1º tutorial, pode CRITIAR porque eu preciso saber o que eu errei para me aprimorar.
Então vamos começar:

Vá no topo do seu GM e coloque:


#include <fini> //vai carregar a include fini

#define DIALOG_LOGIN 1 //define nossa dialog de login e register

Depois coloque o seguinte no topo, mas perto de suas news.

enum pInfo{
    cKey[128],
    cLevel,
    cReg,
    cSkin,
    cLog,
    cGrana
}//define a variavel pInfo para diminiur nosso trabalho
new UserInfo[pInfo][MAX_PLAYERS];//acopla o pInfo a variavel UserInfo
new pName[MAX_PLAYER_NAME]; //define a variavel de nome, mas para todo o GM evitando repetições

Agora vamos as forwards:

//toda public que criamos precisa de uma forward :D
forward OnPlayerLogin(playerid,password[]); //para login
forward OnPlayerSave(playerid); //para salvar os dados
forward OnPlayerRegister(playerid, password[]); //para registrar

Agora vamos as publics nativas do SAMP:
public OnPlayerConnect(playerid)
{
//public para quando o player conecta
//vamos definir 2 string para nós usarmos no login
    new string[80];
    new string2[160];
    GetPlayerName(playerid, pName, sizeof(pName)); //pega o nome do player
    format(string, sizeof(string), "contas/%s.cfg",pName);//formata a string que verifica se existe o arquivo
    if(Fini_Exists(string))//verifica se existe o arquivo
    {
        //formata a string que aparecera no dialog para login
        format(string2, sizeof(string2), "{F5DEB3}Bem vindo ao Seu Servidor\n\n{B22222}Nome: {F5DEB3}%s\n{B22222}Status: {F5DEB3}Registrado\n\n Digite sua senha para logar:",pName);
        //mostra nossa dialog que formatamos a cima
        ShowPlayerDialog(playerid,DIALOG_LOGIN,DIALOG_STYLE_INPUT,"{B22222}Logar",string2,"Logar","Cancelar");
    }
    else
    {
        //formata a string que aparecera no dialog para registro
        format(string2, sizeof(string2), "{F5DEB3}Bem vindo ao Seu Servido\n\n{B22222}Nome: {F5DEB3}%s\n{B22222}Status: {F5DEB3}Não registrado\n\n Digite sua senha para registrar:",pName);
        //mostra nossa dialog formatada a cima
        ShowPlayerDialog(playerid,DIALOG_LOGIN+1,DIALOG_STYLE_INPUT,"{B22222}Registro",string2,"Registrar","Cancelar");
        //preste atenção no id dessa diaog: "DIALOG_LOGIN+1"
        //como definimos o "DIALOG_LOGIN" como 1 aqui ele pegara 1+1 e dara um novo id para o registro
        //evitando muitas definições :D
    }
    return 1;
}

public OnPlayerDisconnect(playerid)
{
//public para quando o player sai do serv
    OnPlayerSave(playerid);//aki vai chamar a public q salva
    UserInfo[cLog][playerid] = 0;//desloga o player
    printf("Dados de ID: %d salvos com sucesso\n",playerid);//coloquei isso só para segurança pq mostra se salvou mesmo :P
    return 1;
}
public OnPlayerRequestSpawn(playerid)
{
//public nativa do samp para  quando o player clika em spawn
//aqui embaixo ele vai verificar se o player estiver logado vai pode dar spawn, caso contrário não vai acontecer o spawn
    if(UserInfo[cLog][playerid] == 0)
    {
        SendClientMessage(playerid, COLOR_WHITE, "Impossível ter spawn sem antes de logar.");//avisa o player
        return 0;//retorna 0 assim naum da spawn
     }
    //setiver logado efetua o spawn
     return 1;
}

public OnPlayerSpawn(playerid)
{
//puclic quando da spawn
//mais segurança
//se não tiver logado congela o player
//caso contrario descongela :D
    if(UserInfo[cLog][playerid] == 0)
    {
        TogglePlayerControllable(playerid, 0);//aki congela
        return 1;
    }
    else
    {
        TogglePlayerControllable(playerid, 1);//aki descongela
        return 1;
    }
}
public OnDialogResponse(playerid, dialogid, response, listitem, inputtext[])
{
//public nativa do samp para resposta de dialog
//vamos configurar os retornos do login e registro
//aki embaixo vai verificar o login
    if(dialogid == DIALOG_LOGIN) //DIALOG_LOGIN é o ID da dialog de login
    {
        if(strlen(inputtext) == 0) //caso naum escreva nada retorna o login informando o erro da senha
        {
            ShowPlayerDialog(playerid,DIALOG_LOGIN,DIALOG_STYLE_INPUT,"{B22222}Registro","\n{B22222}Senha incorreta!\n{F5DEB3}Insira sua senha novamente:","Logar","Cancelar");
        }else{
            OnPlayerLogin(playerid,inputtext); //se escrever algo chama a public de login e passa a senha e o id da player
        }
        return 1;
    }
//aki embaixo vai verificar o registro
    if(dialogid == DIALOG_LOGIN+1) //DIALOG_LOGIN+1 é o ID da dialod de registro
    {
        if(strlen(inputtext) == 0) //caso naum escreva nada retorna o registro informando q precisa de senha
        {
            ShowPlayerDialog(playerid,DIALOG_LOGIN+1,DIALOG_STYLE_INPUT,"{B22222}Registro","\n{F5DEB3}Para registrar é necessário uma senha:","Registrar","Cancelar");
        }else{
            OnPlayerRegister(playerid,inputtext); //se escrever algo chama a public de registro e passa a senha e o id da player
        }
        return 1;
    }
   
    return 1;
}

Até aqui tudo entendido?
Caso não comente para que eu te ajude
Se as publics que eu citei a cima já existem no seu GM só coloque o que eu coloquei nelas aqui nas suas publics
Agora finalizando vamos as publics de login, registro e salvamento

public OnPlayerLogin(playerid,password[])
{
//public que efetua o login
    new string[80]; //string para o nome do player
    GetPlayerName(playerid, pName, sizeof(pName)); //pega o noem do player pelo ID que foi passado
    format(string, sizeof(string), "contas/%s.cfg",pName); //formata a onde esta o arquivo de registro, se quiser mudar o local de salvamento antere o contas só não apague o %s
    Fini_OpenFile(string);//abre o arquivo
    if(strcmp(password,Fini_GetStr("Senha"), true) == 0) //verifica se a senha q foi passada
    {
     //se a senha for igual faz isso aki embaixo
        UserInfo[cLevel][playerid] = Fini_GetValue("Level"); //Pega o level
        UserInfo[cReg][playerid] = Fini_GetValue("Reg"); //Pega a variavel de registro
        UserInfo[cSkin][playerid] = Fini_GetValue("Skin"); //Pega a skin
        UserInfo[cGrana][playerid] = Fini_GetValue("Grana"); //Pega o grana do player
        GivePlayerMoney(playerid, UserInfo[cGrana][playerid]); //devolve a grana salva
        UserInfo[cLog][playerid] = 1; //deixa como logado
    }
    else
    {
        //caso a senha não seja igual ele manda pro login de novo
        ShowPlayerDialog(playerid,DIALOG_LOGIN,DIALOG_STYLE_INPUT,"{B22222}Logar","{B22222}Senha incorreta!\n{F5DEB3}Insira sua senha novamente:","Logar","Cancelar");
    }
    Fini_CloseFile();//fecha o arquivo do player
}
public OnPlayerSave(playerid)
{
//public q efetua o salvamento
//coisas que tem no login e aqui são iguais não vou repetir
    new string[80];
    GetPlayerName(playerid, pName, sizeof(pName));
    format(string, sizeof(string), "contas/%s.cfg",pName);
    Fini_OpenFile(string);//abre o arquivo formatado a cima
    Fini_SetVal("Level", UserInfo[cLevel][playerid]);//salva o level
    Fini_SetVal("Reg", UserInfo[cReg][playerid]);//salva se foi registrado
    Fini_SetVal("Skin", UserInfo[cSkin][playerid]);//salva a skin
    Fini_SetVal("Grana", GetPlayerMoney(playerid));//salva a grana
    Fini_SaveFile(string);//salva o arquivo para efetuar as mudanças
    Fini_CloseFile();//fecha o arquivo, 1º salva depois fecha :@
}
public OnPlayerRegister(playerid, password[])
{
//por ultimo o registro
    new string[80];
    GetPlayerName(playerid, pName, sizeof(pName));
    format(string, sizeof(string), "contas/%s.cfg",pName);
    Fini_Create(string);//cria o arquivo do player
    Fini_OpenFile(string);//abre o arquivo do player
    Fini_SetStr("Senha", password);//salva a senha
    Fini_SetVal("Level", UserInfo[cLevel][playerid]);//salva o level, coloquei assim, pois vc pode querer dar level automaticamente
                                                    //, mas como eu naum coloquei nehum valor no GM ele vai salvar como 0
    Fini_SetVal("Reg", 1);//salva se foi registrado
    Fini_SetVal("Skin", 178);//salva a skin, eu coloquei essa pq eu gosto, mas vc pode trocar
    Fini_SetVal("Grana", GetPlayerMoney(playerid)); //salva a gran do player
    Fini_SaveFile(string);//salva o arquivo
    Fini_CloseFile();// fecha o arquivo
    new string2[160];//string para definir o login, pq apos registrar temos q logar :D
    // \/ formata o q aparecera no login
    format(string2, sizeof(string2), "{F5DEB3}Bem vindo ao Seu Servidor\n\n{B22222}Nome: {F5DEB3}%s\n{B22222}Status: {F5DEB3}Registrado\n\n Digite sua senha para logar:",pName);
    //Dialog que efetua o login :D
    ShowPlayerDialog(playerid,DIALOG_LOGIN,DIALOG_STYLE_INPUT,"{B22222}Logar",string2,"Logar","Cancelar");

Ufaaa!

Acabou, espero que eu tenha ajudado vocês.

Comentem se precisar me manda MP e falem a nota do tutorial.



Todas as linhas estão comentadas, caso não intendo avise que eu te explico melhor.



Agradecimentos:



Falcon - Tutorial, Sherlock Holmes do Bugs(by drakins)


Drakins(banido) e KylePT pelo Desenvolvimento de Fini Cache File System

Jhony - Tester



Se mais detalhes sobre o Fini:

http://forum.sa-mp.com/showthread.php?t=250645




Download

http://pastebin.com/kwFCLKR1



Atenciosamente,

Deregudegu.